Inovação em Ação: Uma colaboração da Mindshake com a Porto Digital

Espaço Porto Innovation Hub – sede da Associação Porto Digital

No início de 2023, a Mindshake embarcou num projeto transformador em colaboração com a Associação Porto Digital, direcionado especificamente para o Departamento de Compras, Ativos e Fontes de Financiamento (DCAFF) da Câmara Municipal do Porto. A iniciativa “Roadmap de Inovação 2023” visou fortalecer a cultura de transformação dentro do departamento e conduziu, para além de outros desdobramentos, à criação de um framework de inovação denominado INOVAct.

Visão Geral do Projeto

O projeto desdobrou-se ao longo de cinco meses, de 27 de fevereiro a 30 de junho de 2023, com o objetivo principal de capacitar a equipa do DCAFF para a inovação através de uma abordagem abrangente envolvendo formação, co-criação, consultoria e reflexão. O culminar do projeto foi marcado pela apresentação do Framework INOVAct à hierarquia da Câmara Municipal do Porto.

A Influência da Cultura Organizacional na Inovação

Face às rápidas mudanças tecnológicas, sociais e culturais, a inovação emerge como um fator crítico para a longevidade e evolução saudável das organizações. Na investigação científica é destacado o papel fundamental da cultura organizacional na promoção da inovação (Hogan & Coote, 2014; Taha et al., 2016; Chen et al., 2018). A proposta complementar da Mindshake, àquele que foi o serviço que a Associação Porto Digital se propôs prestar ao DCAFF, alinhou-se estrategicamente com essa perspetiva, explorando dimensões como motivação, estratégia, estrutura, mecanismos de suporte, comportamentos e comunicação.

Abordagem Metodológica e Objetivos

Os métodos adoptadas pela Mindshake, fundamentadas no Design Thinking e na Co-Criação, formaram a base deste projeto de formação e consultoria.

Os objetivos globais da participação da Mindshake incluíram capacitar os funcionários do DCAFF para impulsionar a inovação dentro do departamento, fomentar a autonomia no uso de ferramentas de inovação e apoiar a criação de um processo de inovação personalizado.

As Quatro Fases do Ciclo de Inovação

Fase A: Capacitação

  • Objetivos:
    • Cultivar uma mentalidade inovadora.
    • Apresentar uma visão geral de processos de inovação.
    • Divulgar o “Roadmap de Inovação 2023” do DCAFF.
    • Apresentar o modelo Double Diamond e documentos relacionados, nomeadamente, o Guia para a Inovação da Porto, elaborado pela Associação Porto Digital.
    • Fomentar a utilização de uma ferramenta digital para o acompanhamento do processo.

Fase B: Co-Criação

  • Objetivos:
    • Capacitar os Duos de Inovação (elementos selecionados de colaboradores do DCAFF) para serem impulsionadores da inovação.
    • Desenvolver autonomia no uso de ferramentas de inovação.
    • Capacitar os Duos para liderar sessões de co-criação de forma autónoma.
    • Apoiar os Duos na composição de equipas e no design de métodos de ideação para promover as criatividade interna.
    • Auxiliar os Duos na aplicação de ferramentas e na avaliação e implementação de ideias.
    • Identificar oportunidades de melhoria no “funil de ideias” e como integra-las num processo sistematizado.

Fase C: Consultoria

  • Objetivos:
    • Observar e fornecer feedback aos Duos para liderança autónoma da inovação.
    • Analisar o espaço físico do departamento para potencial de inovação.

Fase D: Wrap-Up

  • Objetivos:
    • Reflexão coletiva sobre a jornada de aprendizagem.
    • Desenvolvimento de um framework de inovação customizado para o Departamento.

Momentos-Chave: Ideação e Celebração

Durante a execução do projeto, dois eventos destacaram-se como momentos cruciais: o “Ideias à Tona,” um dia dedicado a uma “maratona de ideias” com a presença da maioria dos colaboradores do departamento, e o “Dia da Inovação do Departamento.”

No “Ideias à Tona,” os colaboradores participaram geração de ideias para responder a um conjunto de questões “How Might We…?” previamente preparadas pelos Duos de Inovação. Este dia, marcado pela colaboração intensiva entre todos, foi essencial para, nos dias subsequentes, selecionar as ideias, atribui-las aos Duos de trabalho, definir perfis da equipa e desenhar etapas para o processo de iteração, teste e feedback. Por outro lado, o “Dia da Inovação do Departamento” representou o culminar de uma etapa, celebrando o final do primeiro ciclo de inovação do DCAFF. Neste dia, os projetos foram partilhados, destacando os resultados e as aprendizagens adquiridas ao longo do processo, promovendo uma cultura de inovação contínua no departamento.

A jornada inovadora com o Porto Digital destaca o compromisso da Mindshake em promover criatividade, autonomia e transformação dentro das organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *