Inovação Sustentável e Criatividade: Uma Reflexão no IX Encontro Partilhar Leituras

A Mindshake, empresa dedicada à promoção da inovação e criatividade, teve a honra de participar no IX Encontro Partilhar Leituras, realizado no Auditório Municipal de Olhão, em colaboração com a Câmara Municipal de Faro, CM de Olhão e a Universidade do Algarve. A fundadora da Mindshake, Katja Tschimmel, foi convidada para apresentar uma palestra interativa, inserida no tema central do evento: “Inovação e práticas sustentáveis em bibliotecas”.

O encontro, voltado para profissionais de bibliotecas e educadores ligados às bibliotecas escolares, teve como foco a discussão sobre a importância da inovação e práticas sustentáveis no contexto das bibliotecas modernas. Katja Tschimmel teve a oportunidade de apresentar a palestra intitulada “CriAtivaMentes para a Inovação Sustentável”, que explora a relação entre criatividade, inovação e sustentabilidade.

Durante a sua apresentação, Tschimmel destacou a criatividade como um recurso humano valioso, fundamental para o desenvolvimento da civilização, cultura e evolução tecnológica. A palestra explorou os elementos que impulsionam a criação e como é possível favorecer e estimular o pensamento criativo, tanto a nível individual como em grupo. O conceito de Design Thinking para a sustentabilidade foi abordado, enfatizando a importância de identificar e compreender as necessidades e aspirações do público-alvo e do planeta.

A fundadora da Mindshake fez referência aos seus últimos livros, nomeadamente “Creativity and Innovation Affairs” (2022), “CriAtivaMente/TheCreativeMind/CreA(c)tivaMente” (2020) e “The Creativity Virus” (2019), todos resultado de um trabalho colaborativo com diversos autores e editados pela MINDSHAKE PT. Estes livros fornecem uma visão aprofundada sobre a relação entre criatividade, inovação e os desafios contemporâneos, incluindo a sustentabilidade.

O evento contou ainda com outras palestras centradas em temas relevantes para bibliotecas públicas, como makerspaces, literacias digitais, o papel da cultura e humanidades na construção da felicidade, e práticas de sustentabilidade em bibliotecas.

A participação da Mindshake no IX Encontro Partilhar Leituras reforça o compromisso contínuo da empresa em promover a inovação e a criatividade em diversos contextos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a partilha de boas práticas. Agradecemos à organização do evento pelo convite e à comunidade envolvida por partilhar experiências enriquecedoras.

Para mais informações sobre os temas abordados pela Mindshake, explore os nossos livros e recursos aqui: https://blog.mindshake.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *