“ConTextilizando a Foz” 

(15 – 21. 4. 2016)

Exposição do processo criativo da realização da peça “ConTextilizando a Foz”, um Mapa Têxtil que mostra a localização da Mindshake House numa interpretação criativa.

Autora: Rosario Belda.

Rosário Belda é uma apaixonada por mapas! O espaço que representou na sua obra “ConTextilizando a Foz”, inicia-se no Jardim do Passeio Alegre e sobe até a Praça do Império, tendo a Rua Beneditina e a Rua da Cerca como limite. O grafismo do Evolution 6, modelo de Design Thinking da Mindshake, serviu de inspiração para uma representação de curvas de nível. Rosário dividiu o espaço representado com tecidos tingidos pelos elementos naturais que ela encontrou no Passeio Alegre. As curvas de nível são as ligações bordadas de cada uma destas tramas. Sobre esta tela de oito cores são bordadas as ruas com um topstitching especial. O resultado é um mapa têxtil de 100 x 200 cm onde se reconhecem ruas como a Padre Luis Cabral, a rua de Diogo Botelho ou a Rua das Motas, onde se encontra a Mindshake House.

A tela pode ser vista de duas formas: de longe, olhando para as grandes e sinuosas zonas de cores suaves em que as ruas são percepcionados mais como um padrão, e de perto, para apreciar a textura de cada tecido usado, as manchas de cor que aportam uma grande vivacidade e naturalidade, os diferentes pontos de bordado e as cores dos fios aplicados.

Rosario Belda interpreta mapas de cidades, bairros e espaços naturais, usando fios e telas. Assim, cria peças que ela chama “Mapas têxteis” que se baseiam em parte na realidade geográfica, e em parte na sua imaginação e fantasia.

Ao ter trabalhado mais que 30 anos com crianças, Rosario aprendeu com eles a paixão pelo lúdico e o sensorial. Nos seus trabalhos têxteis há um sentimento de base ecológica e de respeito pelo planeta, por isso reutiliza materiais naturais como linho ou algodão. A observação do pormenor e o conhecimento aprofundado sobre o lugar que representa, mostram o seu grande respeito pelo contexto. Rosário é de A Coruña, mas já viveu em várias outras cidades e países.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *