SEMANA INTERNACIONAL DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA MINDSHAKE HOUSE

No âmbito da World Creativity and Innovation Weekwciw.org/wciw2016 ), a Mindshake abre a sua casa ao público entre 15 e 21 de Abril.

WORKSHOPS
Os workshops se realizam com um mínimo de 8 participantes e um máximo de 12.

Mind Mapping
Formadora: Mariana Mattos
Dia 19.4.2016, das 15h00 às 18h00.

Sinopse
O Mapa Mental é um método de organização de ideias através de uma visualização radial e ramificada. Serve para encorajar o pensamento contínuo num fluxo interminável de ideias. Neste workshop, os participantes serão introduzidas no processo de realização de um Mapa Mental coletivo com o objetivo de facilitar a exploração de um assunto, a construção de novas perspectivas e ligações entre diferentes informações.

Tópicos programáticos
*
Pensamento flexível
*Regras do Mapa Mental
*Realização de um Mapa colectivo
*Conclusões e considerações finais

Service Design Thinking
Formadoras: Katja Tschimmel e Mariana Alpedrinha Valença
Dia 21.4.2016, das 14h00 às 18h00.

Sinopse
Desde sempre, o Design tem sido um catalisador da inovação. Mas só mais recentemente, percebemos que qualquer tipo de negócio ou empresa pode beneficiar da forma de pensar e trabalhar dos designers. O Design Thinking (DT) é entendido hoje como uma forma de pensar que conduz à transformação e inovação. Também o Service Design (SD) tem ganho maior relevância no âmbito da inovação organizacional. A utilização de métodos concretos e a capacidade de criar estratégias reais com os consumidores, ajuda as organizações a lidar com desafios internos, a desenvolver novas experiências e a criar negócios de valor. É uma melhoria dirigida tanto para utilizadores finais como para membros de uma determinada organização, que planeia e organiza pessoas, infraestruturas, comunicação, e a componente material do serviço no sentido de melhorar a sua qualidade e interacção entre fornecedor e consumidor.

Neste workshop de 4 horas, serão introduzidos conceitos de Design Thinking e Service Design, os participantes poderão repensar um serviço já existente através de algumas das técnicas do Service Design Thinking. 

Tópicos programáticos
* Contextualização e definição do Design Thinking
* O que é Service Design e exemplos de aplicação
* Princípios do (Service) Design Thinking
* Geração de Ideias, da divergência à convergência
* Realização de um Service Journey Map
* Conclusões e considerações finais

Depois do workshop Service Design Thinking, todos são convidados para participar no evento


Service Design Drinks
Host: Mariana Alpedrinha Valença
Dia 21.4.2016, 18h00 – 20h00. (entrada livre)
O Service Design Drinks é um evento internacional que se realiza em várias cidades do Mundo.
É uma reunião informal de pessoas de várias áreas apaixonadas pelo Design de Serviços, que desejam criar redes e troca de conhecimento. É uma iniciativa voluntária, sem interesses comerciais que procura construir uma rede de conhecimento e contribuir para a divulgação do Design de Serviços em Portugal. 


OUTRAS ATIVIDADES

Mindshake Game
um ap
eritivo ao futuro Mindshake Game, um espaço para a ginástica mental através do jogo. Aberto a indivíduos e pequenos grupos (2-3 pessoas) que queiram fazer parte do nosso laboratório de elaboração do Mindshake Game.
Dias: 18 e 19.4.2016, das 14h00 – 17h00 (entrada livre)


Sessões de Biblioterapia
com Sandra Nobre
Com marcação prévia, entre 10h00 e 18h00 nos dias 18, 19 e 21.4.2016.
O termo biblioterapia, cunhado há 100 anos, baseia-se no poder terapêutico da leitura. Sandra Nobre procura levar agora este conceito ao universo empresarial, aplicando a biblioterapia ao desenvolvimento pessoal e corporativo. Entre muitos outros benefícios, a biblioterapia ajuda avaliar questões do quotidiano com mais clareza, perceber outras opções de pensamento e reorientar comportamentos, agilizando movimentos de mudança.


Lemonshaking
Facilitadora: Katja Tschimmel
Dia 18.4.2016 das 14h30 – 16h30.
Nesta sessão de Mindshaking sobre o tema “o que fazer com limões sem casca?” vamos fazer um Brainwriting no seguinte contexto:
“A Chá Camélia tem uma parceria com a Isabel Teixeira, produtora de ervas aromáticas e flores comestíveis. Em conjunto inventaram o Mindshake Tea como outros blends de chá verde com ingredientes portugueses. Um destes blends é o Sencha Limão com casca de limão. A Isabel Teixeira tira a casca de limão e deshidrata a para este blend. Agora se coloca a pergunta: O que fazer com as frutas sem a casca? Ainda não encontraram uma solução inovadora, e por isso convidamos para o Mindshaking sobre tema “o que fazer com o resto dos limões?”
Na sessão também será feita uma degustação dos chás Camélia para estimular a geração de ideias. 


EXPOSIÇÕES

“ConTextilizando a Foz” (15.4-21-4-2016)
Exposição do processo criativo da realização da peça “ConTextilizando a Foz”, um Mapa Têxtil que mostra a localização da Mindshake House numa interpretação criativa.
Autora: Rosário Belda.

_

Jewellery meets Illustration (15.4-21-4-2016)
Uma mostra parcial da exposição Jewellery meets Illustration, inaugurada em Maio 2015 no âmbito do 10º aniversário da PIN na Ó Galeria. A exposição surgiu de um trabalho de investigação de Áurea Praga, autora de um dos pares expostos. O conceito base deste trabalho, a tradução de linguagens, é uma das aptidões essenciais do pensamento criativo e de toda a obra de Leonardo da Vinci.
De ilustrações nascem jóias, de jóias nascem ilustrações. No ponto de encontro entre estas duas áreas criativas abre-se um espaço onde se desencadeia um processo de interpretação de formas e ideias tendo em vista a criação de novos objetos.
Curadoria: Áurea Praga e Katja Tschimmel
Joalheiros: Ana Pina; Liliana Guerreiro; José Carlos Marques; Carlos Silva; Áurea Praga.
Ilustradores: Maria Herreros; Leonor Zamith; Mariana, a Miserável; Hélia Alua; Áurea Praga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *