Centro de Inovação Social da C.M. Porto – Consultoria e Co-Criação

Redefinição e sustentabilidade do CIS e criação de um framework para a prototipagem de iniciativas de impacto social na cidade do Porto.

Em parceria com o Centro de Inovação Social (CIS) da Câmara Municipal do Porto, a Mindshake conduziu um projeto inovador de consultoria e co-criação. Financiado no âmbito da Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA), este programa teve como objetivo redefinir e sustentar o CIS como um catalisador para a Inovação Social na cidade do Porto.

Este processo foi executado pela Mindshake, em colaboração direta com a equipa do CIS e outros funcionários da Câmara Municipal do Porto. A sinergia entre a consultoria especializada da Mindshake e a experiência local proporcionou uma abordagem única para transformar o CIS em um hub dinâmico para a Inovação Social.

Objetivos do Projeto: O programa abrangeu quatro ações essenciais:

Ação 1 – Elaboração de um cronograma de trabalho

Ação 2 – Redefinição do CIS: Capacitar a equipa do CIS para aplicar técnicas de Design Thinking, visando redesenhar espaços e serviços associados ao Centro de Inovação Social, alinhando-os com a sustentabilidade do próprio serviço.

Ação 3 – Co-Criação de um Framework de Prototipagem: Desenvolver, em colaboração com as facilitadoras da Mindshake, um framework exclusivo para prototipagem de projetos de Inovação Social no âmbito do CIS.

Ação 4 – Toolkit de Prototipagem: Criar um toolkit abrangente que inclui ferramentas, templates e guiões de utilização para orientar inovadores sociais na prototipagem de soluções relevantes.

Participantes e Público-Alvo: Embora o projeto tenha sido conduzido predominantemente com a equipa do CIS e outros funcionários da Câmara Municipal do Porto, o impacto estende-se aos empreendedores sociais e ao ecossistema de Inovação Social da cidade.

Cliente: Centro de Inovação Social da Câmara Municipal do Porto

Ano/Duração: Maio, Junho e Julho de 2022

Categoria: Design Thinking para a Transformação Social

Processo e Sessões: As sessões formativas e de trabalho foram estruturadas no primeiro semestre de 2022. A Ação 2 envolveu workshops abrangendo o processo completo de Design Thinking, enquanto a Ação 3 e Ação 4 foram conduzidas em reuniões de trabalho e desenvolvimento autónomo pela Mindshake com validações intercalares pelo cliente.

Resultados: Capacitação significativa da equipa CIS em processos de co-criação e desenvolvimento de ideias e soluções e a entrega de um Framework de Prototipagem customizado para o CIS. Além destes entregavéis foi construído um Toolkit abrangente para guiar inovadores sociais nas suas jornadas de prototipagem.

Este projeto, que culminou com uma apresentação a representantes da Câmara Municipal do Porto, representa um marco crucial para o futuro sustentável do CIS e a promoção contínua da Inovação Social na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *