Programa de Aceleração e Ideação – Design Thinking para a Inovação Social | Projeto Adélia

Este programa de Ideação e Aceleração para a Inovação Social consiste num conjunto de workshops para exploração e validação de um projeto / iniciativa / negócio com impacto social, dinamizados pela parceria Hub2050 / Mindshake. As equipas participantes deste programa são compostas por membros de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (aderentes ao Projeto Adélia), e de Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (indicadas pelas CPCJ aderentes).

Objetivos

Este programa permitiu às equipas participantes:

1) aprender e colocar em prática técnicas e ferramentas próprias do processo de Design Thinking no âmbito da Inovação Social, 

2) pensar em desafios e oportunidades na área da promoção dos Direitos das Crianças e da Parentalidade Positiva, 

3) construir um Modelo de Negócio Social,

4) defender os projetos publicamente, num Pitch Day.

Cliente: CNPCJ 

Parceiro: Hub2050

Ano/Duração:  Março e Outubro, 2020, Abril 2021

Categoria: Design Thinking para a Transformação Social

Desafio/Briefing: Formação de Design Thinking para a Inovação Social, no âmbito do projeto do Programa Adélia – Juntos pela Parentalidade Positiva, promovido pela Comissão Nacional de Proteção dos Jovens 

Processo: 

NUT II Norte,  Centro e Alentejo com sessões durante 5 dias de 7 horas por dia + 1 evento de apresentação pública dos projetos.

Devido à situação pandémica que atravessamos em 2020 e que se prolonga por 2021, não foi possível ainda realizar as sessões planeadas para a NUT II Alentejo.

As sessões dedicadas à zona Norte, por terem coincidido com o primeiro confinamento nacional decretado em Março, foram parcialmente realizadas online, com recurso à ferramenta colaborativa Miro e ao Zoom.

Resultado: No final dos workshops realizados nas duas zonas (Norte e Centro) foi possível desenhar 9 projetos no âmbito da Parentalidade Positiva. Foram também realizadas duas apresentações públicas (Norte e Centro) com um painel de feedback composto de entidades locais de relevância para o tema da Parentalidade Positiva e da Inovação Social, nomeadamente representantes de incubadoras sociais, universidades e da Iniciativa Portugal Inovação Social. 

Estes resultados serão atualizados quando forem realizadas as sessões planeadas para o Alentejo. Estas sessões poderão ocorrer em formato presencial ou exclusivamente online dependendo da situação pandémica em Portugal em Abril de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *