Processos Criativos

_mg_9188-copy_24168704175_o

A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade

€10,00+ portes

COMPRE AQUI

Processos Criativos. A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade é um livro sobre o fenómeno da criatividade e os mecanismos do processo e pensamento criativos que levam à inovação. A perspectiva sistémica da criatividade permite-nos compreender melhor a complexidade da emergência de ideias e conduz-nos aos factores que compõem um sistema (pessoa, equipa, empresa) que, em interacção com outros, cria novidade. E quando compreendemos os fundamentos e os mecanismos do processo criativo, temos mais possibilidades de pensar criativamente e de realizar acções que conduzam à emergência de algo novo, quer individualmente quer em grupo.

Após uma introdução teórica ao fenómeno da criatividade, Katja Tschimmel tenta estimular a reflexão e a aplicação do novo conhecimento em exercícios práticos (propostas de acção). Para facilitar a memorização de alguns dos factores importantes que, do ponto de vista do indivíduo, conduzem à emergência de novas ideias, a autora introduz o acrónimo M.O.T.I.V.A.Ç.Ã.O., que procura lembrar que a criatividade depende de vários elementos que interagem entre si.

No âmbito deste livro, com a estrutura de um manual, defende-se que cada pessoa pode fortalecer em si as atitudes e capacidades que levam à inovação, e que o ambiente que nos rodeia pode favorecer ou dificultar esse fortalecimento.

Nesta medida, o manual pretende consciencializar e informar acerca da importância do contexto e estimular o desenvolvimento de pensadores e grupos criativos.

O livro dirige-se a todas as pessoas que procuram uma aproximação ao tema da criatividade e/ou pretendem aprofundar os seus conhecimentos sobre o fenómeno criativo, o processo e as técnicas inerentes à emergência de novas ideias: estudantes, designers, engenheiros, gestores, professores, etc.

Edição revista e alargada de Tschimmel, K. (2009). El Proceso Creativo desde la Perspectiva de la Creatividad como una Capacidad Sistémica. Ed. Octaedro e Casa Creativa. Barcelona.

Editores
ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos

Coordenação da edição
Katja Tschimmel

Textos
Katja Tschimmel

Tradução e revisão
Cláudia Gonçalves

Design Gráfico
Rute Carvalho, ESAD/Departamento de Projecto e Comunicação

Impressão
Marca-AG

ISBN
978-972-98303-6-5

Idioma
Português

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *