Design de um programa de formação sobre a nova visão corporativa da BA
Cliente: BA Glass – Serviços de Gestão e Investimentos, SA’ / People Development
Ano/Duração: Março – Junho 2017
Categoria: Criatividade e Mudança Organizacional
Desafio/Briefing:
A BA Glass é líder do mercado nacional do vidro e uma das mais bem sucedidas empresas da área a nível mundial. Como líder, a BA quer ditar tendências e simultaneamente ter uma performance de excelência ao nível da qualidade dos seus produtos. O seu lema é “a excelência através da diferença”.
Entre 2012 e 2017, o grupo BA expandiu o seu mercado na Europa Ocidental e Oriental, com as aquisições do grupo polaco Warta Glass, da HNG Global (uma empresa alemã de embalagens de vidro com sede em Gardelegen, a oeste de Berlim), e do grupo Yioula, composto por 4 fábricas em 3 países: Grécia (Atenas), Bulgária (Sofia e Plovdiv) e Romênia (Bucareste). Depois da criação de uma nova visão corporativa em 2016, surgiu a necessidade de não só familiarizar os colaboradores antigos da BA com o novo mindset, mas também os novos colaboradores das fábricas adquiridas. Era necessário que os conceitos essenciais da nova visão – “Wrap dreams beyond packaging, by HeART” (acrónimo de Humbleness, emotion, Ambition, Rigour, Transparency) – fossem transmitidos e explicados aos colaboradores, para que estes os pudessem traduzir numa prática contínua de excelência e de inovação, com foco no consumidor/utilizador final.
Neste contexto, foi pedido a Mindshake a concepção de um workshop padrão que após formação e algum acompanhamento, formadores internos da BA iam facilitar nas várias empresas do grupo. Todo o programa e material teria que ser elaborado em inglês.
Processo
- Concepção do programa de formação (Criação do conceito base, desenho do programa e da metodologia, elaboração dos conteúdos).
- Design do material didático e desenvolvimento de um manual para os futuros facilitadores do workshop.
- Realização de um workshop piloto para 17 colaboradores da BA Glass em Avintes, com a presença da CEO e uma das futuras formadoras internas da BA.
- Realização de mais 3 workshops em Avintes e Lisboa, com o objetivo de “train the trainer”.
- Consultadoria (Acompanhamento da implementação dos workshops e identificação de boas-práticas).
- Realização de 2 workshops modelos na Polónia e um workshop na empresa em Gardelegen (Alemanha).
Resultados
- Programa da formação.
- Material didático, composto por um kit do formador (Slide Show para orientar o percurso do workshop, Briefing para jogos, cartões com imagens para exercícios, e o Vision Experience Canvas, um template para o processo de incorporação da nova visão durante o workshop) e um kit do participante (templates onde apontam as atividades que surgiram do trabalho à volta da nova visão durante o workshop).
- 1 workshop-piloto.
- 6 workshops modelo realizados, 3 em Portugal, 2 na Polónia e 1 na Alemanha.
- 1 manual de boas-práticas.