From IMO to LMK

Design Thinking aplicado no desenvolvimento de um novo conceito na área da imobiliária

Cliente: 2 consultores de imobiliária em nome próprio que durante o processo de DT criaram a sua empresa LMK 

Ano/Duração:  Set. 2016 – Jan. 2017

Categoria: Design Thinking para a Inovação

Desafio/Briefing: 

Os dois consultores de imobiliária pediram à equipa da Mindshake coaching num processo de co-criação de um conceito para uma nova agência imobiliária que pretendiam criar em conjunto. Entre os objetivos estavam a criação de um nome para a nova empresa e um slogan para se diferenciar no mercado imobiliário. Pretendiam um conceito e uma imagem diferenciada. Além destas finalidades, procuraram mudar o seu mindset de trabalho através da participação no processo de Design Thinking.

Equipa: os 2 consultores de imobiliária, uma designer de comunicação convidada e a facilitadora do processo.

Processo de DT:

Realizaram-se 15 sessões de entre 2 e 3 horas.

A base metodológica foi o modelo Evolution 6.

Entre as atividades essenciais da metodologia de trabalho estavam:

  • Criação do espírito de equipa e adopção de uma sala da Mindshake House como “residência” do projeto;
  • Pesquisa de mercado contínua, e identificação de várias oportunidades;
  • Levantamento e avaliação das necessidades de clientes dos serviços de imobiliária; 
  • Empatia com os clientes através da observação, conversas informais e entrevistas estruturadas;
  • Geração de ideias para o novo nome da consultora e para a imagem visual associada, usando técnicas de brainwriting, confrontações semânticas e analogias;
  • Realização de protótipos do novo serviço e dos artefactos associados à nova experiência;
  • Procura de feedback crítico e construtivo nas fases de Experimentação e Elaboração (vários testes pilotos).
  • Desenvolvimento da imagem gráfica em constante colaboração entre consultores e designer.

Resultado:  Criação e registo da Consultora LMK (“Let me know …”) que expressa a mudança do papel do profissional de imobiliária: do agente com perfil de vendedor ao consultor empático. LMK corresponde também ao conceito de “Mercearia”, uma loja de imobiliária pequena e personalizada, que foca o seu trabalho na qualidade da relação consultor – cliente (vendedor/comprador de casa) e com base  em fortes valores éticos. O design do logotipo e do material de comunicação (cartões de visita, capa para os documentos, envelope, placa para afixar nas casas, etc.) nasceu de uma analogia com a linguagem da indústria da aviação (remete para o cliente estrangeiro que procura investir) e o padrão de azulejos que caracteriza a cultura portuguesa.

Reunião de trabalho
Reunião de Trabalho
Validação das Entrevistas
Validação das Entrevistas
Experimentação de soluções gráficas

Simulação de uma capa para documentos
Mapa de oportunidades
Geração de ideias para o nome da consultora
Elemento gráfico do conceito: “LMK – Let Me Know …” num fundo de padrão ‘azulejo’ e que ao mesmo tempo lembra o padrão Louis Vuitton (qualidade, design e luxo).
Teste piloto da leitura da placa, e da integração num edifício com azulejos.

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