Design Thinking aplicado no desenvolvimento de um novo conceito na área da imobiliária
Cliente: 2 consultores de imobiliária em nome próprio que durante o processo de DT criaram a sua empresa LMK
Ano/Duração: Set. 2016 – Jan. 2017
Categoria: Design Thinking para a Inovação
Desafio/Briefing:
Os dois consultores de imobiliária pediram à equipa da Mindshake coaching num processo de co-criação de um conceito para uma nova agência imobiliária que pretendiam criar em conjunto. Entre os objetivos estavam a criação de um nome para a nova empresa e um slogan para se diferenciar no mercado imobiliário. Pretendiam um conceito e uma imagem diferenciada. Além destas finalidades, procuraram mudar o seu mindset de trabalho através da participação no processo de Design Thinking.
Equipa: os 2 consultores de imobiliária, uma designer de comunicação convidada e a facilitadora do processo.
Processo de DT:
Realizaram-se 15 sessões de entre 2 e 3 horas.
A base metodológica foi o modelo Evolution 6.
Entre as atividades essenciais da metodologia de trabalho estavam:
- Criação do espírito de equipa e adopção de uma sala da Mindshake House como “residência” do projeto;
- Pesquisa de mercado contínua, e identificação de várias oportunidades;
- Levantamento e avaliação das necessidades de clientes dos serviços de imobiliária;
- Empatia com os clientes através da observação, conversas informais e entrevistas estruturadas;
- Geração de ideias para o novo nome da consultora e para a imagem visual associada, usando técnicas de brainwriting, confrontações semânticas e analogias;
- Realização de protótipos do novo serviço e dos artefactos associados à nova experiência;
- Procura de feedback crítico e construtivo nas fases de Experimentação e Elaboração (vários testes pilotos).
- Desenvolvimento da imagem gráfica em constante colaboração entre consultores e designer.
Resultado: Criação e registo da Consultora LMK (“Let me know …”) que expressa a mudança do papel do profissional de imobiliária: do agente com perfil de vendedor ao consultor empático. LMK corresponde também ao conceito de “Mercearia”, uma loja de imobiliária pequena e personalizada, que foca o seu trabalho na qualidade da relação consultor – cliente (vendedor/comprador de casa) e com base em fortes valores éticos. O design do logotipo e do material de comunicação (cartões de visita, capa para os documentos, envelope, placa para afixar nas casas, etc.) nasceu de uma analogia com a linguagem da indústria da aviação (remete para o cliente estrangeiro que procura investir) e o padrão de azulejos que caracteriza a cultura portuguesa.