Binovate Roche

Programa com múltiplas ações para a formação de um grupo de Agentes de Inovação, baseado na criatividade organizacional, no método do Design Thinking e no seu mindset próprio

Cliente: Roche Farmacêutica Química Lda.

Ano/Duração: 2014 – 2016 

Categoria: Criatividade e Mudança Organizacional 

Desafio/Briefing:

Este projeto, inicialmente programado para um ano, e depois alargado com ações complementares, compreendeu um plano de ação no âmbito da Criatividade, da Inovação e do Design Thinking. Surgiu como resposta à necessidade que a empresa identificou em promover atitudes mais criativas e ativas em todos os quadros da Roche em Portugal. Para iniciar um processo estruturado de inovação foi preciso introduzir modelos operativos para o processo criativo e as respectivas técnicas do pensamento criativo e do Design Thinking.

Propuseram-se diversas atividades para atingir os objectivos: algumas dirigidas a um grupo alargado de colaboradores, e outras restritas a um grupo escolhido de 10 gestores da Roche em Portugal, que posteriormente se transformaram em Agentes I (Imaginação | Ideação | Inovação). Por um lado, as atividades realizadas para o grupo alargado pretenderam sensibilizar para uma cultura propícia para a criatividade e inovação, por outro lado, as atividades para os Agentes I, contribuíram para o desenvolvimento de um processo estruturado de inovação na Roche Portugal, e para a formação de facilitadores internos, capazes de conduzir processos criativos que levam à inovação. 

Processo 

Etapa 1 (Março 2014) Realização de 2 workshops

Workshops de introdução a processos criativos sistematizados, no modelo DT Evolution 6 e na dinâmica do projeto Binovate Roche – para dois grupos de 10 gestores da empresa. 

Etapa 2 (Abril 2014) Realização do Innovation Day (no dia 21.4., o Dia Mundial da Criatividade e Inovação). 

Evento de lançamento formal do projeto Binovate Roche – para um grupo alargado de funcionários da empresa (cerca de 120 participantes). No programa deste Innovation Day constavam uma palestra geral, 7 workshops temáticos em paralelo e a apresentação dos resultados dos workshops da etapa 1.

Etapa 3 (Setembro 2014) Formação do grupo de Agentes de Inovação

Visto que um dos objetivos estratégicos da Roche Portugal foi a criação de um processo estruturado de inovação, foi concebido um grupo de facilitadores internos, chamado o grupo dos Agentes I (Imaginação | Ideação | Inovação). Depois de um processo de escolha dos gestores para este grupo, teve lugar um workshop intensivo com sessões formativas de 8 horas por dia durante 5 dias consecutivos. Os objetivos desta formação em Design Thinking eram: 1. Clarificar o papel de um agente de inovação e de um facilitador de processos criativos; 2. Melhor compreensão da dinâmica de um ideation group; 3. Familiarização com processos criativos e técnicas do Design Thinking; 4. Praticar o processo de criação colectiva na inovação de serviços; 5. Desenvolver competências de facilitação; e 6. Incentivar a aplicação sistemática dos processos criativos na Roche. 

Etapa 4 (Maio 2015) Consultoria

Nesta reunião de consultoria com alguns dos agentes de inovação, foram tratados dúvidas que surgiram com a facilitação de grupos de trabalho, e foi desenvolvido um programa simples de como promover atitudes mais criativas conducentes à mudança de comportamentos na organização. Outro assunto era a integração do Design Thinking no daily business da Roche. 

Etapa 5 (Novembro 2016): Refresh session em Técnicas de Criatividade e Design Thinking Nesta formação-ação, cada Agente i teve a oportunidade de partilhar as suas experiências de facilitação de reuniões, os seus sucessos e fracassos, e aprofundar na prática o seu conhecimento acerca da dinamização de sessões de geração e elaboração de ideias/projetos.

Etapa 6 (Novembro 2016): Palestra e workshop Design Thinking num Ignition Event da Roche Internacional

Este evento internacional contou com cerca de 50 participantes, os Ignite Ambassadors da Região Europa Roche GMs e líderes comerciais séniores. A palestra e o workshop pretenderam despertar o público para a mais valia do Design Thinking para uma Competitiveness Fitness, conceito principal neste Ignition Launch Meeting que teve lugar na sede da Microsoft em Viena. Após a introdução teórica, algumas técnicas de DT foram aplicadas num exercício simples (the pill box exercise), dando assim uma amostra de como a Roche podia usar o mindset do DT para pensar de forma mais inovadora, visando a diferenciação e um maior nível de competitividade. O objetivo principal desta etapa foi a inspirar os Ignite Ambassadors, contribuindo assim para o kick-off de uma nova viagem de inovação na Roche.

Resultados:

Neste projecto de formação e consultoria com a duração de dois anos foram atingidos vários resultados:

  1. Cultura organizacional da Roche Portugal mais propícia para a criatividade e inovação, e colaboradores da empresa com um mindset mais flexível.
  2. Uma equipa de 10 Agentes de Inovação com capacidade de facilitar processos criativos internos.

50 Ignite Ambassadors sensibilizados para o Design Thinking e o seus princípios,  contribuindo assim ao kick-off de uma nova viagem de inovação na Roche.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *