Workshop APGEI | DESIGN DRIVEN INNOVATION | Porto, 31 de Maio

unnamed

ENQUADRAMENTO
O Design tem sido desde sempre o motor para a inovação e é considerado cada vez mais um elemento estratégico das empresas. Estudos do Boston Consulting Goup (2006) evidenciaram que empresas inovadoras, com capacidade de innovation-to-cash, consideram o design como um dos principais instrumentos para alcançar a inovação. Nos últimos 10 anos, métodos como Design Thinking, Service Design, Visual Thinking ou Cross Industry Innovation ganharam popularidade nas organizações, transformando-se numa referência para a consciencialização de que o sistema de conhecimentos e competências do design se torna útil nas atividades organizacionais de forma abrangente.

Neste workshop serão introduzidos conceitos e diferentes abordagens do Design-Driven Innovation. Os participantes terão a oportunidade de experimentar alguns dos métodos associados em exercícios práticos. Pretende-se mostrar como os gestores podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers.

Design-driven innovation is the R&D process for meanings”. (Roberto Verganti, 2009)

OBJETIVOS
– Sensibilizar para a importância do Design nos processos de inovação.
– Introduzir o conceito de Design-Driven Innovation, nas suas versões distintas.
– Diferenciar entre co-design e design de autor.
– Experimentar na prática alguns dos métodos introduzidos.
– Praticar o processo de criação coletiva.
– Desenvolver um mindset que potencia a inovação.

PROGRAMA
Design-Driven Warm-Up.

  1. Introdução teórica ao conceito de Design-Driven Innovation.
    – Diferenciação entre ‘Technology-Driven Innovation’ e ‘Design-Driven Innovation’.
    – Métodos de colaboração interdisciplinar versus cultura pessoal do designer/gestor.
    – Diferenciação entre ‘creativity based’, ‘user centred’, ‘research based’ e ‘sense makingDesign.
    Case Study: Do Design Thinking à Design-Driven Innovation.
  1. Métodos de ‘creativity based design’: Creative Problem Solving.
    – Exercícios de Brainwriting e Relações Forçadas.
  1. Métodos de ‘user centred design’: Service Design e Design Thinking.
    – Aplicação de um User Journey Map.
  1. Métodos de ‘research and sense making design’: Storytelling, Visual Thinking e Cross Industry Innovation.
    – Aplicação do Storytelling para um novo produto.
    – Exercício de Visualização de Ideias.
    – Exercício de Cross Industry Innovation.
  1. Estratégias de implementação da Design-Driven Innovation.
    – Criação de um Design-Driven Lab.
    – O papel dos gestores.

METODOLOGIA
Nas atividades do workshop utiliza-se uma metodologia participativa para facilitar a aquisição do conhecimento e a discussão crítica das várias abordagens associadas à Design-Driven Innovation. Serão apresentados e experimentados vários métodos, com diferentes focos e processos, mas todos à volta da mesma temática global, definida no início do workshop. Para além da apresentação de um Caso de Estudo, todos os métodos serão contextualizados com histórias do universo empresarial português.

Os exercícios do workshop serão registados fotograficamente, para a realização de um documento final (visual report) que recorde aos participantes os métodos que experimentaram no workshop.

DESTINATÁRIOS
Quadros Superiores de todas as áreas de conhecimento, que pretendam diferenciar-se através de um mindset potenciador à inovação: diretores de departamentos de inovação, gestores de projeto, marketeers, engenheiros, etc.

FORMADORA
Katja Tschimmel
Trabalha em dois universos, o empresarial (MINDSHAKE – Consultoria e Formação em Pensamento Criativo e Design) e o académico (Porto Business School, ESAD Matosinhos e Laurea University). Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há mais de que 20 anos. Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos. É autora do livro Processos Criativos (2011) e do Modelo de Design Thinking Evolution 62, licenciado em Creative Commons (2015). Como formadora tem uma vasta experiência na conceção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking. Acredita que a consciencialização dos fatores que incentivam a criatividade contribui para uma maior eficácia nos processos de inovação das empresas.

DATA E HORÁRIO
31 Maio 2017  •  09h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00

INSCRIÇÕES
Associados 470 Euros
Não Associados 590 Euros
Inscrições on-line em www.apgei.pt ou através do e-mail info@apgei.pt

Os valores mencionados estão isentos de IVA.
Estes preços incluem: café, documentação e almoço.
A participação no workshop só será válida após boa cobrança.
O número de inscrições é limitado.

PAGAMENTOS E CANCELAMENTOS
Por cheque: à ordem da APGEI.
Por transferência bancária para o NIB: 0010 0000 15380860004 91 (Banco BPI)

Qualquer desistência deverá ser comunicada por carta ou e-mail para a APGEI, até 2 dias úteis antes da realização do Workshop, após o que não haverá lugar a reembolso.

INFORMAÇÕES
APGEI
Rua de Salazares, 842 • 4149-002 Porto
Tel. +351 225 322 068info@apgei.ptwww.apgei.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *