BIBLIOTERAPIA NAS ORGANIZAÇÕES

aBIBLIOTERAPEUTA_MINDSHAKE

 BIBLIOTERAPIA NAS ORGANIZAÇÕES
– um projeto pioneiro em Portugal

A Biblioterapia é um método facilitador do desenvolvimento pessoal e da resolução de problemas através dos livros. Desta forma, o leitor ou um conjunto de leitores no seio de uma empresa, podem aplicar os ensinamentos dos livros na sua própria vida ou na vida de uma instituição.

Neste momento, a Mindshake e a Biblioterapeuta, Sandra Barão Nobre, estão a implementar um teste piloto de Biblioterapia Organizacional na Kinematix. 

Esta startup portuguesa, sediada no Porto, lançou recentemente o TUNE, um dispositivo electrónico e respectivo software que monitorizaram os movimentos dos membros inferiores do ser humano (com aplicações em áreas como a ortopedia, a neurologia, a cardiologia e a podologia). 

O teste piloto de Biblioterapia, que arrancou em dezembro de 2016, tem como objectivo pôr à prova o método facilitador da resolução de problemas através dos livros em contexto corporativo, um empreendimento pioneiro em Portugal.

Numa primeira fase, mediante a resposta a um inquérito por parte dos colaboradores da Kinematix, foram não só identificados os temas que a equipa gostaria de trabalhar para melhorar um conjunto de atitudes e comportamentos no seio da empresa, mas também avaliados parâmetros referentes aos hábitos de leitura ou o grau de compromisso com a acção biblioterapêutica, entre outros. 

No passado dia 23 de Janeiro, perante os resultados do inquérito, chegou o momento d’ A Biblioterapeuta apresentar ao CEO da Kinematix os livros cuja leitura recomenda. Os conteúdos das obras serão trabalhados mediante orientações específicas e os colaboradores da empresa incentivados a reflectir sobre as aprendizagens que poderão transpor dos livros para as suas rotinas profissionais, tendo em vista uma mudança para melhor.

Em breve, partilharemos mais detalhes sobre os progressos deste teste piloto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *