Binovate Roche

Programa com múltiplas ações para a formação de um grupo de Agentes de Inovação, baseado na criatividade organizacional, no método do Design Thinking e no seu mindset próprio

Cliente: Roche Farmacêutica Química Lda.

Ano/Duração: 2014 – 2016 

Categoria: Criatividade e Mudança Organizacional 

Desafio/Briefing:

Este projeto, inicialmente programado para um ano, e depois alargado com ações complementares, compreendeu um plano de ação no âmbito da Criatividade, da Inovação e do Design Thinking. Surgiu como resposta à necessidade que a empresa identificou em promover atitudes mais criativas e ativas em todos os quadros da Roche em Portugal. Para iniciar um processo estruturado de inovação foi preciso introduzir modelos operativos para o processo criativo e as respectivas técnicas do pensamento criativo e do Design Thinking.

Propuseram-se diversas atividades para atingir os objectivos: algumas dirigidas a um grupo alargado de colaboradores, e outras restritas a um grupo escolhido de 10 gestores da Roche em Portugal, que posteriormente se transformaram em Agentes I (Imaginação | Ideação | Inovação). Por um lado, as atividades realizadas para o grupo alargado pretenderam sensibilizar para uma cultura propícia para a criatividade e inovação, por outro lado, as atividades para os Agentes I, contribuíram para o desenvolvimento de um processo estruturado de inovação na Roche Portugal, e para a formação de facilitadores internos, capazes de conduzir processos criativos que levam à inovação. 

Processo 

Etapa 1 (Março 2014) Realização de 2 workshops

Workshops de introdução a processos criativos sistematizados, no modelo DT Evolution 6 e na dinâmica do projeto Binovate Roche – para dois grupos de 10 gestores da empresa. 

Etapa 2 (Abril 2014) Realização do Innovation Day (no dia 21.4., o Dia Mundial da Criatividade e Inovação). 

Evento de lançamento formal do projeto Binovate Roche – para um grupo alargado de funcionários da empresa (cerca de 120 participantes). No programa deste Innovation Day constavam uma palestra geral, 7 workshops temáticos em paralelo e a apresentação dos resultados dos workshops da etapa 1.

Etapa 3 (Setembro 2014) Formação do grupo de Agentes de Inovação

Visto que um dos objetivos estratégicos da Roche Portugal foi a criação de um processo estruturado de inovação, foi concebido um grupo de facilitadores internos, chamado o grupo dos Agentes I (Imaginação | Ideação | Inovação). Depois de um processo de escolha dos gestores para este grupo, teve lugar um workshop intensivo com sessões formativas de 8 horas por dia durante 5 dias consecutivos. Os objetivos desta formação em Design Thinking eram: 1. Clarificar o papel de um agente de inovação e de um facilitador de processos criativos; 2. Melhor compreensão da dinâmica de um ideation group; 3. Familiarização com processos criativos e técnicas do Design Thinking; 4. Praticar o processo de criação colectiva na inovação de serviços; 5. Desenvolver competências de facilitação; e 6. Incentivar a aplicação sistemática dos processos criativos na Roche. 

Etapa 4 (Maio 2015) Consultoria

Nesta reunião de consultoria com alguns dos agentes de inovação, foram tratados dúvidas que surgiram com a facilitação de grupos de trabalho, e foi desenvolvido um programa simples de como promover atitudes mais criativas conducentes à mudança de comportamentos na organização. Outro assunto era a integração do Design Thinking no daily business da Roche. 

Etapa 5 (Novembro 2016): Refresh session em Técnicas de Criatividade e Design Thinking Nesta formação-ação, cada Agente i teve a oportunidade de partilhar as suas experiências de facilitação de reuniões, os seus sucessos e fracassos, e aprofundar na prática o seu conhecimento acerca da dinamização de sessões de geração e elaboração de ideias/projetos.

Etapa 6 (Novembro 2016): Palestra e workshop Design Thinking num Ignition Event da Roche Internacional

Este evento internacional contou com cerca de 50 participantes, os Ignite Ambassadors da Região Europa Roche GMs e líderes comerciais séniores. A palestra e o workshop pretenderam despertar o público para a mais valia do Design Thinking para uma Competitiveness Fitness, conceito principal neste Ignition Launch Meeting que teve lugar na sede da Microsoft em Viena. Após a introdução teórica, algumas técnicas de DT foram aplicadas num exercício simples (the pill box exercise), dando assim uma amostra de como a Roche podia usar o mindset do DT para pensar de forma mais inovadora, visando a diferenciação e um maior nível de competitividade. O objetivo principal desta etapa foi a inspirar os Ignite Ambassadors, contribuindo assim para o kick-off de uma nova viagem de inovação na Roche.

Resultados:

Neste projecto de formação e consultoria com a duração de dois anos foram atingidos vários resultados:

  1. Cultura organizacional da Roche Portugal mais propícia para a criatividade e inovação, e colaboradores da empresa com um mindset mais flexível.
  2. Uma equipa de 10 Agentes de Inovação com capacidade de facilitar processos criativos internos.

50 Ignite Ambassadors sensibilizados para o Design Thinking e o seus princípios,  contribuindo assim ao kick-off de uma nova viagem de inovação na Roche.

2017 look for new perspectives

2016 foi um verdadeiro Ano Novo para a Mindshake: uma casa nova, uma equipa alargada, parcerias fortalecidas, novos projetos e novas relações.
Reforçámos o passado com novos desafios.
Queremos que os nossos amigos, parceiros e clientes encarem os seus projectos com o mesmo entusiasmo.
Desejamos a todos um 2017 pleno de confiança criativa!
 
2016 was a real New Year for Mindshake: a new house, an enlarged team, strengthened partnerships, new projects and relationships.
Building on our past, we embrace the challenge ahead.
 
We hope that our friends, partners and customers feel the same enthusiasm.
We wish you all a 2017 full of creative confidence!